24 de julho de 2018 Antonio Jr

Busque ser criativo – 5 dicas

Busque ser criativo

Busque ser criativo

Busque ser criativo – 5 dicas

Por vezes nos perdemos em nossos pensamentos e não conseguimos realizar nossas tarefas. Pior que isso, muitas vezes nos comparamos negativamente a pessoas que são muito criativas e realizam atividades que pareciam impossíveis diante da nossa perspectiva. A busca pela criatividade, assim como sua compreensão, é um assunto de pesquisa constante em todo o mundo.

A receita da criatividade é um assunto muito buscado. No que estava pensando J.K. Rowlling quando teve a ideia de escrever a saga do bruxo Harry Potter? Ela estava focada em quanto dinheiro isso renderia? Ou foi algum outro tipo de insight que gerou a série de 7 livros e o sucesso foi consequência disso?  É uma pergunta de difícil resposta.

A definição de criatividade ecoa em um estudo sobre “a origem da criatividade”. A maioria dos teóricos concluem que criatividade requer ideias, comportamentos ou produtos que são novos ou possuem algum valor. Dito isso, a criatividade se apresenta como uma característica inerente ao ser humano. Criatividade é algo que se desenvolve, se aprende e está em constante movimento dentro de nós.

Se todos nós temos capacidade de ser criativos, então como despertar a criatividade?

As melhores ideias estão em lugares inesperados

As melhores ideias geralmente aparecem enquanto não estamos pensando em ter boas ideias. A origem dos ‘clicks’ é abstrata, mas arrisco dizer que os melhores momentos são os que parecem menos prováveis: cama, banho e ônibus.

O que fazemos antes de dormir, durante a ducha ou no caminho para suas atividades? Isso mesmo, pensamos! Pensamos muito e às vezes nos esquecemos. Nesses momentos o nosso cérebro geralmente não está preocupado, as catracas ficam livres para os pensamentos. O que devemos fazer é ouvi-los (e às vezes até anotá-los).

O psicólogo R. Keith Sawyer conta o caso do engenheiro Jim Crocker em 1990. Enquanto um grupo de cientistas da NASA tentava consertar as lentes distorcidas do telescópio Hubble. Eles sabiam que deviam inserir espelhos de distorção, mas não sabiam como fazer isso em um espaço tão pequeno.

A solução de Jim Crocker surgiu enquanto ele tomava banho em um hotel e percebeu a estrutura do chuveiro que estava usando. Foi quando ele teve a ideia de inserir os pequenos espelhos no telescópio utilizando uma estrutura similar ao do chuveiro, com uma espécie de braço articulado. O insight que o engenheiro teve no banheiro foi a solução para o problema de toda a equipe.

Busque ser criativo

Busque ser criativo

Crie a sua própria definição de criatividade

O que significa ser criativo para você? Pare por um tempo e pense sobre o que desperta o ‘click’ de uma boa ideia. Você quer criar novos mundos através de palavras e imagens? Ou você quer criar algo através da arte que expressa os seus sentimentos e sua experiência de vida? Quer contar histórias que vão inspirar outras pessoas?

Depois de articular a sua visão sobre o assunto, você será capaz de encontrar o caminho para superar quaisquer obstáculos e se destacar. Se o seu objetivo está bem definido, você terá mais chances de focar e se inspirar o suficiente para encontrar soluções.

Busque ser criativo

Busque ser criativo

Não tenha medo de parecer idiota

“Se você ouvir uma voz dizendo que você não sabe pintar, pinte e ela será silenciada” –  disse o pintor holandês Vincent Van Gogh.

O medo de ser criticado frequentemente nos impede de agir com criatividade. Fato é que não importa o que você fizer, sempre haverá alguém disposto a criticar. Ao invés de tentar evitar críticas, tente entendê-las como um indicador de que você está fazendo algo significante.

A evolução nos programou para buscar a aprovação dentro de um grupo, para se encaixar e evitar crenças controversas que acabam nos expondo a críticas. É válido reconhecer que multidões podem vir a ser insanas, a história está cheia de exemplos. Este pensamento pode impulsionar a sua criatividade.

Mantenha-se em movimento

É o que disse Pablo Picasso com sua frase: “A inspiração existe, mas deve te encontrar trabalhando”. Os clicks e insights de uma ideia criativa chegarão, mas não podemos ficar parados. Antes de pintar o quadro Guernica (1937), Picasso trabalhou em inúmeros esboços.

Se você quer se manter criativo, permita-se sofrer as mudanças que levam ao crescimento. Pode soar assustador abandonar antigos hábitos e crenças, especialmente se são parte de nossas identidades. Entretanto se ater ao passado pode estagnar nossas ideias e, consequentemente, nossa criatividade.

Busque ser criativo

Busque ser criativo

O que mais te inspira? Faça!

Enquanto escrevo esse texto, ouço uma playlist com as músicas que mais me inspiram. Para mim, caminhar e ouvir música são as atividades que mais trazem inspiração. Por isso, sempre que preciso realizar alguma atividade, busco o máximo de inspiração possível. Às vezes as minhas melhores ideias aparecem no caminho entre a minha casa e a padaria.

Busque sempre se inspirar e se reinventar, esteja aberto às novas oportunidades e reconheça seus pontos que devem ser mudados. Existem inúmeros exemplos de pessoas criativas que servem de inspiração. O trajeto pode mudar de pessoa para pessoa, mas se pensarmos que os egípcios construíram as pirâmides em tempos remotos sem a tecnologia que temos hoje, pode soar instigante resolver aquele enorme problema no trabalho. Concorda?

Assim como a criatividade, o erro é uma característica humana e faz parte do processo de crescimento. Só não vale insistir no mesmo, ok? Tentativas e acertos compõem a nossa rotina criativa. Enquanto estiver criando, não se limite às falhas, Observe que no mesmo papel ainda existem espaços em branco que podem representar novas possibilidades.

Se inscreva  aqui no site para seguir conosco nessa caminhada ao topo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.