Quantas desculpas você já se deu hoje para não fazer aquilo que sonha?
O tempo todo somos sabotados por nossa mente e é dessa autossabotagem que vêm as desculpas. Diariamente inventamos desculpas para adiar um sonho, um projeto ou até mesmo simples tarefas, não é mesmo?
Enquanto caminhava pela Via Francigena, encontrei com a chuva em dois trechos diferentes. Eu tentava acreditar que logo ela passaria e que breve eu estaria caminhando novamente sob o sol, mas isso não aconteceu. Enfrentei chuvas de granizo e frio e, por conta disso, não conseguia registrar aqueles lugares incríveis em que eu passava.
Em momentos assim a mente foca totalmente no problema e começa a encobrir os pensamentos com desculpas, com soluções que não serão de fato soluções. Por isso estar preparado mentalmente é essencial para a nossa evolução.
Naquele momento da caminhada era preciso deixar as desculpas de lado, bem como o vitimismo. Foi então que mudei meu mindset, saí da zona de conforto e comecei a ver a chuva com outros olhos. Aquele era um momento pura e inteiramente meu. Era hora de fechar a porta da frustração e curtir a jornada, agradecendo por cada aprendizado que o caminho me dava.
Toda situação tem um lado positivo, tem algo a nos ensinar. E enquanto estamos na nuvem de desculpas não conseguimos enxergar as coisas boas dessas situações. Talvez o lado positivo não nos agrade naquele momento, mas temos sempre que ser visionários, pensar na vida a longo prazo.
Como dizem por aí: quem faz o dia bom é você. E foi assim que enxerguei que o caminho é tão lindo com chuva, quanto com sol!
Foi derrubando as desculpas que consegui concluir com muito prazer as minhas jornadas e, assim, estar me preparando para a terceira peregrinação. O caminho nunca vai ser fácil, mas as desculpas não o ajudarão a chegar ao seu destino.
E agora? Qual é a sua desculpa?