14 de julho de 2020 Antonio Jr

O poder do essencial

Você já parou para pensar que se você não define as suas prioridades, alguém fará isso por você? Que, dessa forma, você se torna um barco à deriva nesse imenso oceano chamado vida? Afinal, o que é essencial para você?

Há muito tempo falo sobre o como o essencial pode ser um fator determinante para nossas vidas, seja no âmbito pessoal ou no profissional. O essencialismo traz clareza, foco e, principalmente, tempo para nos dedicarmos àquilo que realmente importa, desde que saibamos a hora certa de dizer “não”.

Essencialismo é isso: saber fazer escolhas. Aprender a dizer não para as coisas que só vão te sobrecarregar e que não somarão coisas boas para você e para o seu trabalho.

A partir do momento que aprendemos a dizer “não”, temos menos coisas para executar, menos preocupações e muito mais tempo e foco. Fazemos menos, mas melhor.

E esse é o principal objetivo de ser essencialista. Se dedicar, poder executar as tarefas com excelência e gerar um resultado positivo e satisfatório. Afinal, concordemos, quem faz de tudo, não faz nada com excelência. 

Embora no mundo em que vivemos atualmente a correria seja algo normal, nós não temos que nos encaixar nessa cultura. Nós não temos que trabalhar de 8h da manhã até 8h da noite, fazendo de tudo para todos, sem tempo para comer, dormir ou, simplesmente, respirar.

Seja seletivo com as pessoas que te rodeiam, com os trabalhos que escolhe executar e com os hábitos que tem. Essas escolhas determinarão o seu futuro. Elas é que farão você ser o capitão do barco da sua vida. 

Aprenda, portanto, a priorizar os seus objetivos, respeitar seu tempo. A sua conquista depende somente de você e, se você não toma as decisões que o farão alcançá-las, alguém usará as suas habilidades para conquistar os sonhos dela. Aprenda a escolher aquilo que não te desviará do seu caminho.