Você sabe lidar com suas emoções? Seus sentimentos? Sabe se controlar num momento de fúria ou num momento triste? Esses são alguns aspectos da inteligência emocional, uma habilidade que desenvolvemos ao longo de nossas vidas.
Não é fácil se controlar, se manter pleno diante de algumas situações e, aqui, eu não me refiro somente às situações ruins. Um momento feliz, de extrema euforia também exige que saibamos usar a inteligência emocional para que aquilo não torne algo que possa nos deixar ansiosos, por exemplo. Por isso hoje nós vamos falar um pouco sobre esse assunto e como lidar com as situações cotidianas usando a inteligência emocional a nosso favor.
Em síntese, inteligência emocional é saber lidar com as seus próprios sentimentos e emoções. É saber controlar-se diante das diversas situações que vivenciamos dia após dia. Ela também interfere na forma como você se relaciona com o outro, favorecendo a construção de relações saudáveis.
Separei então 3 dicas para você. Com essas dicas será possível desenvolver a inteligência emocional, praticando e melhorando a cada dia. Vamos lá:
1. Você conhece suas emoções e sentimentos?
Conhecer-se é o primeiro passo para saber lidar com as emoções. Somente observando a si mesmo e os seus comportamentos é que você pode começar a controlá-los e agir de forma consciente.
2. Controle suas emoções
Suponhamos que você tem uma viagem marcada. Você chega ao aeroporto duas horas antes do embarque, faz check-in e aguarda o seu voo. Faltando 20 minutos para iniciar o embarque dos passageiros a companhia informa que o avião que você vai viajar teve um problema técnico e sua voo é adiado para o outro dia. Como você reage? Tenha em mente que você não tem controle de tudo. Portanto, numa situação como essa, xingar o pessoal da companhia, discutir com os atendentes ou até mesmo reclamar com um colega de voo não mudará a situação e muito menos resolverá o problema.
Saiba aceitar que as coisas que fogem ao nosso controle. Numa situação dessa aproveite para ler, aprender algo novo, conhecer as pessoas que estão ali. Inteligência emocional é isso: saber lidar com as situações incontroláveis e aproveitar as oportunidades que lhe são dadas.
3. Pratique a empatia
Estamos sempre tão ligados aos nossos problemas que nos esquecemos de olhar para o outro. Quando for dizer algo à alguém, coloque-se no lugar daquela pessoa antes, aja conscientemente e veja como você se sentiria ouvindo o que tem a dizer. Com esse exercício você pratica duas coisas ao mesmo tempo: conhece as suas emoções e é empático. Colocar-se no lugar do outro vai além de entender o que ele pode sentir. É uma forma de melhorar o relacionamento interpessoal, um detalhe importantíssimo para os dias atuais.
Praticando esses três itens básicos, você conseguirá ver a sua evolução e, assim, poderá se tornar uma pessoa melhor. E quando digo melhor, digo para si mesmo. Ter controle sob suas emoções o beneficiará de várias formas e também beneficiará aqueles que vivem com você.