28 de setembro de 2016 Antonio Jr

O “Pra frente, pro alto” que me motiva!

O “pra frente, pro alto” que me motiva

Eu sonho! Tenho um propósito de vida! Me motivo com tudo que possa contribuir para a conquista dos meus objetivos. Renovo energia a cada dia quando acordo, pois o meu único interesse é chegar lá.

Traço objetivos e trabalho neles. Tenho foco, perseverança e fé. Cada conquista é a confirmação que estou um passo à frente e a certificação de que a direção está correta. Como muitos dizem por aí: mais vale a direção do que a velocidade, não é mesmo?

A cada fracasso um sinal de alerta, hora de rever estratégias e conceitos. Atualizar o movimento, estar preparado para mudar, se empenhar ainda mais ou simplesmente mudar a direção. Nesse caminho que trilho, carrego comigo uma frase que me acompanha, motivando e trazendo paz interior para seguir minha trilha, desde quando caminhava pelas terras espanholas do Caminho de Santiago.

Aprendi a utilizá-la antes de partir, utilizei como um dos cumprimentos do Caminho. Transmiti e recebi boas energias através da sua pronuncia. Hoje, ela ainda continua comigo. Me fortalece e não me deixa desistir. Me elucida e me mostra claramente meus sonhos futuros.

No Caminho é comum ouvir esse cumprimento no lado francês, em Saint Jean Pied de Port. Talvez também por ser o início da caminhada. Já do lado espanhol, durante a jornada, é mais comum se ouvir um “Buen Camino“, mas todos os dias algum peregrino repetia essa frase e essa expressão se fortalecia dentro de mim.

#prafrenteproalto tornou-se meu lema e continua comigo desde 2014 quando eu ainda pronunciava Ultreya y Suseya pelas terras do Caminho.

Mas o que é Ultreya e Suseya?

Ultreya e Suseya é um cumprimento de incentivo dado quando grupos de peregrinos se encontravam desde a idade média. Literalmente significa: “Avante e para cima”.

Ultreya é uma palavra de origem latina que apareceu pela primeira vez no Código Calixtino*. Indica um cumprimento dos peregrinos quando se chega à Catedral de Santiago. Já etnologicamente, Ultreya significa Ultra-joia ou “mas alla del jubilo”. Não seria somente um cumprimento para os que chegam a Catedral e sim um cumprimento motivacional que significa “pra frente” na busca de algum objetivo de vida. Fonte: Caminho de Santiago Portal Peregrino

Suseya significa: “Pra cima”. Um estímulo à elevação dessa nossa condição e desenvolvimento espiritual.

Quando pronunciadas juntas, Ultreya e Suseya forma uma frase de voto de sucesso para a peregrinação pelo Caminho de Santiago. Uma espécie de mantra!

Um mantra para quem faz o Caminho. Para cada passo na direção do objetivo pleiteado, chegar à Catedral de Santiago (pra frente) e com o espírito mais elevado (pro alto).

Minha transformação pessoal, profissional e espiritual continua. A cada passo que dou procuro me fazer a pergunta, se esse passo estará me levando para frente, em busca do meu propósito de vida e se minha espiritualidade também estará mais fortalecida. Pois assim me sinto bem, assim que me sinto mais forte. E essa frase, como um mantra continua me direcionando sempre: “Pra frente, Pro alto”.

*Código Calixtino: o mais antigo guia para os peregrinos que faziam o Caminho de Santiago. Ele contém conselhos, descrições do percurso e das obras de arte nele existentes, assim como usos e costumes das populações que viviam ao longo da rota. Fonte: Wikipedia

 

Ouça também meus Podcasts!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *