3 de junho de 2016 Antonio Jr

Produtividade plena

Produtividade plena

No cenário agitado do dia a dia, o “Tempo” acumula um duplo papel em sua vida: mocinho e vilão. O corre-corre das grandes cidades, os compromissos cada vez mais constantes e inadiáveis e a incansável busca por produção fazem das pessoas escravas de uma rotina, muitas vezes, sórdida. Falta tempo para ações leves e relaxadoras, falta tempo para uma interação com a família e acabamos por sofrer quando sonhamos com um dia de 30 horas e sabemos que isso não é possível e uma possibilidade de produtividade plena fica somente na intenção. O Tempo é um dos ativos mais valiosos na vida de uma pessoa.

Surge um falso impasse quando nossa mente aclama por mais tempo. De certa forma, o cabo de guerra entre ser mais produtivo em sua profissão/emprego e as atividades de bem estar, forja uma situação para esconder que o tempo que falta, nada mais é, do que a necessidade de colocar em dia o que está atrasado. Isto é, o mesmo que o cachorro correr atrás do rabo. Pede-se por mais tempo e não se pede para aprender trabalhar melhor o tempo.

É fácil identificar as pessoas que se escondem atrás da falta de tempo. Certamente, quando tiramos a responsabilidade das nossas costas e atribuímos essa frustração à falta de tempo, criamos uma falsa situação que esconde a incapacidade de organização e de foco do indivíduo.

O atoleiro da desorganização com o tempo é tão grande que é impossível mentalizar simples ações que podem elevar a sua condição produtiva e ainda causar um efeito de bem-estar e tranquilidade. O bem-estar e a tranquilidade indiretamente participam de uma maior condição produtiva e formamos, assim, um ciclo virtuoso.

24 horas serão sempre 24 horas, não se esqueça disso! Está mais do que na hora de não subutilizar o seu tempo, ter uma vida mais equilibrada e focar em resultados. Seja no seu trabalho ou na sua casa.

Produtividade Plena

Produtividade Plena

Vou enumerar 9 tópicos:

#1 – Crie hábitos saudáveis e não desperdice energia.

Ter hábitos é o mesmo que assumir que parte da sua vida esteja no automático. É como dirigir um carro. Quando se está aprendendo, a energia que deposita ali é imensa e muitas vezes se perde, além de energia, tempo. Você precisa de energia para guiar o seu dia inteiro e a falta dela vai te colocar em “marcha lenta”. Procure hábitos saudáveis e evite aqueles que não te trazem nada além de roubar seu precioso tempo. Redes sociais é um grande exemplo.

#2 – Organize o seu entorno

Seja um organizado full time. Em sua vida pessoal ou profissional você irá depender de ferramentas, documentos, materiais ou informações que devem estar sempre em pronto alcance. A não disponibilidade do que se precisa, em tempo hábil, faz com que se perca tempo, atrapalhe a continuidade do trabalho e ainda esgote sua energia e paciência. Crie um padrão de organização que seja seu, pois assim você mesmo conseguirá melhorar seu desempenho.

Produtividade-plena-2

Produtividade Plena

 

#3 – Crie uma rotina inteligente e não estafante

Produtividade-plena-1

Produtividade Plena

Hábitos facilitam rotinas, novos compromissos devem ser bem encaixados em sua agenda e eventuais problemas devem ser encarados com tranquilidade e sabedoria para que sejam resolvidos, não gastando mais que o tempo necessário. Isso é ter uma rotina inteligente. Não adianta ficar espremendo seu dia para agendar mais atividades. Assim como a laranja, se você espremer demais o seu dia, vai tirar o que há de bom (o suco) e todo o restante será comprometido. O seu dia deve ser efetivo e eficaz, nunca agende o impossível e saiba lidar com eventuais quebras de protocolo.

#4 – Durma planejando e acorde executando

Tenha o hábito de pensar na sua rotina e agenda do seu dia seguinte. Pense e enfatize as atividades mais importantes. Esse exercício fará você não perder o foco naquilo que realmente for importante para o seu dia e a constância das suas ações fará você cumprir tudo aquilo que for planejado na grande maioria das vezes.

#5 – Saiba dizer não

Essa é o máximo! Se você é daqueles que aceita que tudo caia no seu colo ou ainda se oferece para fazer o inimaginável e ainda serve de para-raios para a ineficiência dos outros, reveja seus conceitos urgentemente. Contribuir com o próximo para conquistar algo é totalmente diferente de chamar para você a responsabilidade de uma atividade alheia que comprometerá o seu dia, sua energia e seu bem-estar.

#6 – Motivação baseado nos benefícios

Foque no que você realmente quer. Se no âmbito pessoal você deseja estar mais tempo ao lado de sua esposa e filhos foque nesse resultado e se motive para chegar lá. Já no âmbito profissional, se seu benefício é entregar uma meta concluída para que haja uma melhor apreciação de seus superiores, busque nessa meta a sua motivação. Melhores resultados e motivação são dois lados de uma mesma moeda.

Produtividade-plena-5

Produtividade Plena

#7 – 3D´s – Determinação, dedicação e disciplina

Determine qual o melhor caminho (sustentável) a seguir e dedique-se a ele. Estar determinado e não se dedicar, manterá você na sua zona estática. Além disso, não obedecer a essa condição e não ser disciplinado à ação pode interromper eficácia e ainda gerar frustração pela não conquista da meta.

#8 – Não pague caro pela urgência

Planejamento é fazer algo ao seu tempo. Uma ação importante bem orquestrada é finalizada em um prazo conhecido e administrado. Não realizar uma ação importante em tempo hábil é gerar urgência na concretização da ação e na maioria das vezes se paga caro. Seja em questões financeiras ou de desgastes pessoal e interpessoal.

Produtividade-plena-4

Produtividade plena

#9 – Mantenha o foco

Para se ter foco é bom que se tenha um alvo bem definido e para isso é necessário entender o real interesse no ganho de produtividade. Como aumentar a produtividade é somente um caminho para a meta, esse caminho deve ser preenchido com técnicas que elevem sua performance na busca desses resultados. Não se apegue a uma técnica de maneira engessada, saiba encontrar um método que mais se adeque a você e siga em frente. A busca por incontáveis técnicas pode lhe fazer perder o foco e consequentemente o êxito final.

Antonio JR e VOCÊ:

E você? O que tem feito para aumentar sua produtividade e perder o costume de reclamar da falta de tempo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *