3 de agosto de 2016 Antonio Jr

Atividade Física, 8 passos para se manter nela

Atividade Física – 8 passos para se manter nela

É muito comum as pessoas esperarem um momento ideal para começarem algo novo, algum projeto esquecido numa gaveta por muitos e muitos anos. É comum também que esses planos sejam projetos conhecidos por fazerem bem à própria pessoa. Seja um novo curso, seja uma mudança de emprego ou então, o início de uma atividade física.

Pensando melhor nessa última condição, resolvi escrever um pouco sobre como, além de iniciar, conseguir manter o foco no projeto de praticar algum tipo de esporte ou atividade física.

Listei aqui 8 passos que se levados a sério, certamente irão contribuir muito para que a seus planos não voltem para o fundo de alguma gaveta. São eles:

#1 – Tenha um PROPÓSITO

Você deve ter um propósito para conseguir manter seu foco em qualquer atividade física. Se você não tem muita ideia do porque está fazendo (indo na onda de amigos, por exemplo) ou não tem muita confiança no que realmente possa ser um propósito para encarar a constante rotina de atividades físicas, você deve realmente repensar se deve começar imediatamente a se mexer.

Pense muito nisso e tenha bem definido qual o seu propósito. Seja ele para melhoria da saúde, perda de peso, começar a competir ou ganhar mais disposição. Encare como sendo o PROPÓSITO da sua vida, comece e siga firme e forte.

#2 – Faça uma boa ESCOLHA

Não adianta você querer praticar algum esporte só porque seu amigo pratica. Seu amigo ama lutas e você não curte chutes, socos ou agarração, não adianta encarar um tatame. Logo, logo você irá desistir e isso somente o levará à frustração.

Tente encontrar um esporte que você tenha admiração ou que já se imaginou fazendo um dia. Quando nós, além de pensarmos também ouvimos nosso coração, a escolha parece cair como uma luva.

Isso não significa que você não possa encontrar um novo AMOR por um esporte que não conhecia ou que tenha pouco contato, mas aconselho começar por algo mais certeiro. Arriscar menos para ter mais chance de SUCESSO.

Nada impede de testar uma nova atividade, mas se você já tiver um hábito de prática já instalado, certamente será mais simples migrar de esporte.

#3 – Comece DEVAGAR

É muito comum as pessoas já começarem fazendo algo maior do que seus limites. A ansiedade para gerar resultado ou a comparação com outras pessoas que fazem o mesmo tipo de exercício que você pode trazer consequências indesejadas e atrapalhar seus primeiros passos na atividade física. Além de causar uma frustração por não conseguir fazer o que gostaria, pode ainda trazer problemas físicos.

#4 – Ter ORGANIZAÇÃO

É muito comum as pessoas tentarem encontrar desculpas para deixar de fazer a atividade do dia. Não encontrar o tênis ou estar com aquela camisa preferida de molho. Culpar esses contratempos pode fazer ruir a sua intenção de arregaçar as mangas e “partir pra cima”.

Então, deixe TODOS os itens necessários ORGANIZADOS e em fácil acesso. Para quem faz atividades físicas pela manhã procure se organizar na noite anterior, pois é comum no primeiro percalço, o desejo de voltar para cama se sobrepor ao de sair para malhar.

#5 – O PLANO B deve ser no mínimo, do mesmo tamanho do PLANO A

Acredito que seja necessário ter um Plano B pois nem sempre as coisas dão super certo com relação ao seu Plano A. Mas na minha opinião, quando o Plano B é mais fácil, é comum a cabeça da gente ficar martelando a ideia de troca-los. Um simples frio ou pequena garoa pode fazer você desistir de pedalar, por exemplo. Não poder correr na serra em treino de subidas pode te levar a algo bem mais simples.

Tenha um Plano B que seja no mínimo tão difícil quanto o A. Pois você só migrará para ele caso realmente seu Plano A esteja indiscutivelmente sem condições de ser realizado.

#6 – Crie METAS e micro metas

Como alguns de vocês sabem, sou um apaixonado por viagens e adoro viajar de carro. Quando tenho uma viagem longa para fazer, principalmente agora com filho pequeno, prefiro dividir minha viagem em trechos menores e aguardo ansiosamente a chegada sempre do próximo trecho. Essa ação faz total diferença no desenrolar da viagem que acaba parecendo passar mais rapidamente.

Isso acontece também quando praticamos uma atividade física. Tenha uma meta a longo prazo e divide-a em micro metas. Se você tem o sonho de correr uma meia maratona, não tente correr em pouco tempo os 21 quilômetros que a prova possui. Comece com distâncias de 5 km (caso você seja um iniciante), 10 km, 18 km para enfim chegar na meta final. Isso tornará as coisas menos estressantes, você não correrá grande risco de lesões e ainda ficará extremamente contente com cada meta alcançada.

#7 – DECISÃO tomada, é decisão tomada

“Missão dada é missão cumprida” – esse ditado é para mostrar que uma vez decidido que terá treino tal dia ou tal hora, está decidido e não há chances para repensar a situação.

Repensar sobre fazer ou não a atividade física aumenta a possibilidade de jogar para o alto o treino do dia, pois é quase certo que você não escolherá acordar cedo e sair de casa tendo a possibilidade de permanecer em casa dormindo. Se você já se decidiu em fazer a programação da semana ou do treino do dia seguinte, siga!

Faça sol ou faça chuva, não deixe de cumprir seu ritual.

#8 – PREMIE-SE

Se você está indo bem, porque não se presentear com algo em cada meta ou micro meta alcançada? Um tênis (de corrida, ok? rs) novo, uma roupa ou equipamento mais adequado à sua atividade. Sempre bom ter mimos envolvidos que fortalecem o quadro de constante evolução.

Nos sentimos mais confiantes, fortes e sedentos por mais resultados. Nada melhor do que a MOTIVAÇÃO.

#BÔNUS (e talvez a mais importante)

Esse tópico foca no bem que a atividade física faz à sua vida. A sua saúde agradece!

Atividade física traz benefícios enormes para o corpo e para a mente. Produz substâncias, como por exemplo, a endorfina, serotonina, adrenalina. Todas são substâncias que trazem a sensação de bem-estar.

Equilibrar o peso e controlar os índices de gordura que podem vir a trazer vários problemas cardíacos também são questões minimizadas com a prática de uma atividade física constante.

Dessa forma, lendo tudo que está descrito acima, você está esperando o que para começar a se MEXER?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *